Saiba tudo sobre os efeitos hormonais da gravidez: da azia à hipotensão

A Progesterona é o hormônio responsável pela maioria dos sintomas gastrointestinais que ocorrem na mulher durante a gestação, porque ela promove a redução do tônus da musculatura lisa, fazendo com que aumente o suco gástrico provocando refluxo e a famosa azia, há ainda uma redução do esvaziamento gástrico e diminuição da motilidade do intestino, provocando a constipação.
Quanto às náuseas e vômitos o principal responsável é o hormônio Gonadotrofina Coriônica (GC), que tem seu pico entre a 7ª e 10ª semana. Nas gestações gemelares onde a gonadotrofina está mais elevada as mulheres costumam sentir os efeitos com maior intensidade.

Sentir -se cansada durante a gravidez se deve às alterações cardiovasculares que ocorrem no corpo feminino. A partir do 2º mês observa-se uma elevação do trabalho do coração que atinge o máximo de 30 a 40% entre a 28ª e 36ª semanas, durante a fase expulsiva do parto o débito cardíaco pode chegar a 45%, e já nas primeiras semanas observa-se um aumento da frequência cardíaca que vai subindo de forma gradativa.

A partir do 2º trimestre à medida que o volume uterino aumenta, simplesmente o ato de deitar de barriga para cima induz hipotensão, em aproximadamente 15% das gestantes, acompanhada de palidez, sudorese, náuseas e vômitos, esta condição se dá devido a obstrução da veia cava inferior pelo útero grávido, por este motivo a sugestão para que as grávidas durmam deitadas viradas para o lado esquerdo.

Como se não bastasse ainda temos o aumento do volume sanguíneo em torno de 50%, no entanto a células vermelhas do sangue não aumentam na mesma proporção, ficando em torno de 30%, este é um dos motivos para a importância da suplementação de ferro na gestação.

Fonte(s):

https://www.febrasgo.org.br/media/k2/attachments/SeyrieZ-ZEmeseZnaZGravidezZ-ZwebZ-ZversoZfinal.pdf
https://bjan-sba.org/article/5e5d050c0e88253955b3f710/pdf/rba-43-1-3.pdf
https://www.scielo.br/j/rbhh/a/w3wFTXDc6wFwJx7VvdKcSdP/

Compartilhe

VEJA MAIS

© Dra. Mon 2023. Todos os direitos reservados